© Liliana Fontoura

A VONTADE DE PARTILHAR CONHECIMENTO E EXPANDIR O

CONCEITO “SELF-MADE” TRADUZIU-SE EM WORKSHOPS DIRECIONADOS

AO PÚBLICO EM GERAL.

Realizamos workshops em vários pontos do país convidando qualquer participante a redescobrir a sua criatividade e capacidade de criar com suas próprias mãos. Todos os workshops destinam-se ao público em geral, dispensando experiência prévia, e podem acontecer em espaços de co-work, oficinas de costura, instituições, escolas, etc.

Iniciação à Estamparia
Manual em Tecido

Esta é a oportunidade para qualquer pessoa experimentar um conjunto de técnicas de estamparia manual em tecido que não requererem equipamento especializado, podendo ser repetidas em casa, de forma autónoma. Os participantes aprendem ainda a desenvolver os seus próprios padrões e estampam o seu próprio lenço. Vê o registo de algumas edições passadas aqui, aqui e aqui.

Design de Padrões
(métodos manuais)

Neste workshop os participantes são convidados a explorar uma série de ferramentas manuais tais como o desenho, recortes, colagens, carimbos, pintura, etc., de forma a desenvolverem um conceito gráfico. Aprenderão a converter essa ideia num padrão; a realizar o rapport manual; a pensar sobre as suas aplicações e prepará-lo para impressão digital e estamparia manual.

Block Printing
(em tecido)

Esta técnica é uma adaptação de um dos métodos mais antigos de impressão. Neste workshop, os participantes aprendem a criar os seus próprios carimbos assim como as particularidades dos tecidos onde estampar, tipos de tintas e utensílios necessários. No final, levarão para casa tecido estampado bem como o seu próprio carimbo.

Pochoir/Stêncil
(em tecido)

Neste workshop, os participantes irão aprender a: desenvolver um padrão com base em elementos de inspiração; dividir o desenho nas diversas matrizes correspondentes a cada cor; criar o stêncil de forma artesanal e escolher os tecidos mais apropriados bem como as tintas. Irão estampar o padrão que conceberam criando um quadro em tecido que poderão levar para casa. Vê o projeto que cada participante vai fazer aqui e o registo da edição passada aqui.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Iniciação à Estamparia Manual em Tecido

Sábado, 9 de junho de 2018, das 10h00 às 13h00 (3h de contacto)

Lisboa, Companhia das Agulhas

Número total de vagas: 8

Pochoir/Stêncil em tecido

Sábado, 9 de junho de 2018, das 14h00 às 18h30 (4h30 de contacto)

Lisboa, Companhia das Agulhas

Número total de vagas: 8

Pochoir/Stêncil em tecido

Sábado, 30 de junho de 2018, das 14h30 às 19h00 (4h30 de contacto)

Porto, Atelier de Costura Portuense

Número total de vagas: 6