Do Príncipe até ao Atelier Karaka

A Ana e a Rute são duas irmãs que tive o prazer de conhecer na passada terça-feira. Vieram ao Atelier Karaka para um workshop de iniciação à estamparia manual em tecido com o intuito de aprender mas também colocar estas técnicas em prática na Ilha do Príncipe, onde a Ana vive e trabalha e a Rute passa algumas temporadas. São duas meninas entusiastas por tudo o que é feito à mão, de forma artesanal e pela criatividade presente em cada um de nós. Por isso, querem que a estamparia manual em tecido seja uma das técnicas a explorar junto da comunidade local. Juntas partilham criaram o projeto “fromprincipetotheworld” que está a dar os primeiros passos mas, desde já, vos convido a seguiram a página do Instagram. Além das fotografias desta ilha maravilhosa, pretendem dar a conhecer esta iniciativa de colocar as pessoas locais a servirem-se de técnicas artesanais para dar resposta a necessidades de produtos na ilha criando uma alternativa sustentável à constante importação.

Como seria de esperar foi uma tarde bem preenchida, cheia de partilha de experiências e troca de ideias. Falámos de tecidos, tintas, ferramentas, carimbos, block print, stencil, máscaras, serigrafia, tinturaria, padrões, etc! A Ana e A Rute trouxeram ainda dois exemplares de folhas de árvores da ilha do Príncipe, a partir das quais nos inspirámos e discutimos ideias para por em prática num projeto de estamparia manual.

Obrigada e muito boa sorte para o vosso lindo projeto!

_

Se queres aprender estamparia manual em tecido comigo ou precisas de ajuda no teu projeto/negócio envia-me um email para hello@atelierkaraka.com