Workshop com Joana Astolfi – Portuguese Makers

Portuguese Makers é um evento anual, organizado por um estúdio com o mesmo nome, que pretende juntar criativos nacionais e internacionais num conjunto de workshops, associando designers e marcas. Este ano aconteceu na Fundação de Serralves e eu decidi participar no workshop de “packaging” motivada pela presença da Joana Astolfi, cujo trabalho já admirava bastante (espreitem o website Estúdio Astolfi) e pela associação com a Claus Porto com as suas maravilhosas embalagens de padrões Art Deco.

Foi uma óptima oportunidade para estar “do lado de lá”, recebendo inspiração e podendo experimentar e ser criativa sem medos, só pelo prazer de por as mãos na massa, ou melhor, no sabonete, já que o desafio era o de criar um sabonete que as pessoas quisessem efectivamente usar (em vez de o guardarem religiosamente numa gaveta), assim como pensar a sua embalagem.

Explorei as texturas na própria superfície do sabonete como forma de dar diferentes “experiências” às pessoas que os usassem. Tenho muita dificuldade em comprar roupa online pois preciso de sentir o toque dos tecidos. Tal como as roupas, o sabonete toca a nossa pele e poderá dar-nos diferentes sensações.

Fiquei maravilhada e profundamente inspirada com as propostas dos restantes participantes. Já me tinha esquecido o quão bom é participar em workshops!

Os meus parabéns à organização do Portuguese Makers. Correu tudo muito bem e e aconselho vivamente a quem esteja a pensar participar no próximo ano. As bonitas fotos foram facultadas pela equipa, espreitem a galeria!