workshop estamparia manual

Workshop de Estamparia – Companhia das Agulhas

No passado dia 9 rumámos a Lisboa! Foi a primeira vez este ano. Muitas vezes me perguntam porque não vou lá mais vezes mas depois, ao verem a quantidade de material que um workshop requer, compreendem a dificuldade logística… sinto que levo a casa às costas, entre tintas, ferramentas de estampagem, blocos de madeira (block printing), carimbos, tecidos, etc. são quase 20 kg distribuídos por mala e mochila e, às vezes, alguns sacos adjacentes. A acrescentar, os objetos pessoais de quem vai passar, pelo menos, uma noite fora.

Desta vez fui, pela primeira vez, ao atelier (e agora também loja) Companhia das Agulhas e fiquei bastante admirada com o novo espaço. De facto, espaço não falta! Mas mais importante do que isso, é um local acolhedor, bonito e airoso. Os tecidos à venda, organizados em mobiliário vintage, convertem-se na própria decoração do espaço tornando-o colorido e inspirador. A responsável é a Sofia Craveiro (já a conhece quem viu este episódio do Cozido à mão) e está de parabéns por este seu projeto de vida.

Da parte da manhã, 8 participantes deram asas à imaginação concebendo um lenço explorando diversas técnicas no workshop de iniciação à estamparia manual em tecido. Da parte da tarde, 7 mulheres (e uma ajudante de 6 anos) aprenderam os passos para desenvolver um padrão inspirado no azulejo português e aplicá-lo num quadro de tecido na técnica do stêncil.

Fiquem com o habitual registo!

MANHÃ

TARDE