O ATELIER KARAKA É UM ESTÚDIO CRIATIVO
ESPECIALIZADO EM ESTAMPARIA MANUAL EM TECIDO,
DESENHO DE PADRÕES E ILUSTRAÇÃO

Desde 2015, o Atelier Karaka dedica-se à exploração de técnicas artesanais de estamparia em tecido para desenvolver peças exclusivas e edições limitadas de têxteis lar, revestimentos de parede e acessórios. Os padrões podem também ser impressos digitalmente e aplicados em tecidos e papéis de parede em larga escala.

O QUE FAZEMOS

COMO FAZEMOS

© Matilde Cunha

O nosso processo de trabalho começa e acaba com a intervenção das mãos. O desenho está sempre presente, de preferência a pincel e tinta da china usufruindo da luz natural das janelas do nosso estúdio.

© Liliana Fontoura

A partir daqui, temos em conta as necessidades de cada projeto assim como os constrangimentos de cada técnica de estamparia manual.

 

Depois de escolhido o melhor caminho, são elaboradas as matrizes (stencils, carimbos, linóleos ou outros) que vão permitir estampar as peças finais em de tecido.

O processo de estamparia manual é demorado e trabalhoso mas incrivelmente mágico. Dá lugar a variações únicas, texturas de uma riqueza visual impossível de atingir por métodos digitais ou industriais.

 

Com preocupações de sustentabilidade social e ambiental, damos preferência por tecidos de fibras naturais e tintas não tóxicas à base de água, assim como estabelecemos parcerias com artesãos e negócios locais na resposta a cada desafio.

© Liliana Fontoura

QUEM SOMOS

© Matilde Cunha

O meu nome é Marta Afonso e sou a cara e as mãos por trás do Atelier Karaka. O mundo dos têxteis cedo despertou o meu interesse. Ficava maravilhada com a mestria com que a minha avó bordava, fazia crochet, ponto cruz, malha, etc. Comecei por estudar design têxtil mas, apesar da vontade de prosseguir estudos em design de moda, fui desencorajada pelos meus pais e o universo dos tecidos ficou guardado numa gaveta sempre entreaberta. Anos mais tarde, a manualidade voltou a falar mais alto. Vivi uma temporada em Barcelona, onde frequentei um atelier de gravura e me apaixonei pelas técnicas da lino e xilo gravura. Fiz cursos de modelação e costura de vestuário que me despertaram a vontade de criar pelas minhas próprias mãos, quer as roupas como as próprias estampagens. Depois de 5 anos a trabalhar em design gráfico, as saudades dos têxteis fizeram-me largar o emprego e criar o Atelier Karaka.